PHIT: o projeto de lei americano para inspirar o Brasil

PHIT do inglês The Personal Health Investment Today (algo como, Investimento de Saúde Pessoal Hoje) é um projeto já aprovado pela Câmara dos EUA e que aguarda votação no Senado.

O PHIT permitirá que os americanos tenham isenção de impostos para pagar despesas com atividades físicas, incluindo academias, clubes e treinamento personalizado e ainda compra de equipamentos e acessórios, de uso exclusivo para atividades físicas e esportes. No Projeto de Lei, previa que os indivíduos poderiam usar até US$ 500,00 para cobrir despesas pessoais e até US$ 1.000,00 para despesas em família.

O PHIT torna a atividade física uma escolha mais fácil para famílias e indivíduos e ainda vai beneficiar todo o mercado, de fabricantes de equipamentos e materiais esportivos, a academias, clubes, profissionais e claro vai beneficiar também a saúde pública americana, e este é o principal ponto aqui, dado o impacto da inatividade física nos EUA - e no mundo.

A forma como vai funcionar lá é um pouco diferente de como pagamos impostos aqui, mas isso não importa, a ideia é realmente muito boa e poderia inspirar o Brasil a fazer algo neste mesmo sentido, já que um dos últimos estudos publicado, levantamento feito pela OMS, indica que um de cada 2 brasileiro não atinge os níveis mínimos de atividades físicas.