Profissional de Educação Física, você faz a sua gestão financeira?

Toda vez que eu falo sobre carreira, sucesso ou propósito em Educação Física, inevitavelmente DINHEIRO entra na conversa. E é ótimo a gente conversar e debater sobre esse assunto. Eu já escrevi sobre o tema: Educação Física dá dinheiro? Mas a conversa hoje vai ser um pouco diferente e diz mais sobre VOCÊ.

A primeira coisa que quero falar é sobre ADEQUAÇÃO. O que é adequado, e suficiente, para mim, pode não ser adequado para outro, e isso é uma questão pessoal. Alguns exemplos só para gente entender isso melhor: para uma pessoa pode ser adequado a segurança do emprego e um salário fixo, para outro pode ser correr mais riscos, ter diferentes fontes de renda, mas sem garantia fixas se não correr atrás. Para uma pessoa pode ser adequado ter a segurança da casa própria, um carro e um fim de ano tranquilo com a família, para outra pessoa pode ser viajar frequentemente ou fazer um curso fora do país vivendo com seus próprios recursos e trabalho. Uma coisa é certa, quem ganha um SALÁRIO FIXO todo mês, sabe que não corre o risco de ganhar um MILHÃO. Quem pode ganhar um milhão, sabe que corre o risco de não GANHAR NADA. Portanto, o quanto cada um está disposto a se arriscar por dinheiro é uma escolha pessoal.

É aqui para mim que entra o EMPREENDEDORISMO e porque eu falo que o empreendedorismo pode mudar você. Porque entre tantas outras coisas, uma pessoa empreendedora sabe da importância de fazer gestão, não apenas de um negócio, mas de todas as áreas da sua vida, incluindo aí a sua própria GESTÃO FINANCEIRA.

O quanto eu ganho no final do mês não é o principal fator para determinar o meu SUCESSO FINANCEIRO, e sim o que eu faço com isso. REGRA BÁSICA número 1 (nem precisava falar), não gaste mais do que você ganha. Você sabe quais são seus gastos hoje, está tudo anotado e organizado para você não se perder (tem vários aplicativos para isso). REGRA BÁSICA número 2 (não sei se você já ouviu essa) primeiro se pague. Como assim? Você precisa investir, começa com o que puder, mas a regra é guardar 10%. O ideal é ter DIFERENTES INVESTIMENTOS, curto e médio prazo, para aqueles sonhos, o carro novo, aquela viagem – trabalha em academia, é personal? Dezembro não é bom? Que tal guardar um pouquinho o ano todo para ter um 13°? – e longo prazo como uma aposentadoria privada. E ainda quem sabe um plano de saúde.

Ah João, tudo isso ajuda, mas eu quero é GANHAR MAIS. Ok, quanto? Quanto você quer ganhar no ano? Quanto você ganha hoje? Quanto falta? O que você pode fazer para cobrir essa diferença? Cursos, palestras, um negócio? Personal? Ótimo, vamos pegar personal como exemplo, pega esse valor que você quer ganhar, divide pelo ano, é quanto por mês? Qual é sua hora/treino hoje, precisa de quantos clientes por mês? Quantos você tem? Quantos contatos de interessados você tem por mês? Precisa aumentar? Opa aqui entra marketing e vendas que são outros assuntos, mas acho que já deu para entender, né? Você precisa estar no CONTROLE, você precisa de ESTRATÉGIA. Você precisa fazer a GESTÃO da sua vida PROFISSIONAL e PESSOAL.

Deu tudo certo? Segue fazendo sua gestão, faça seus investimentos, e construa uma vida PRÓSPERA e ADEQUADA para você, vivendo o seu PROPÓSITO de trabalhar com Educação Física.